Olá!
Quando navegamos na internet, e encontramos uma imagem que gostamos, fazemos download. E como já devem ter reparado, os arquivos apresentam uma variedade de formatos. Cada um deles possui uma especificação técnica diferente, dado que correspondem a tipos de compressões de pixels diferentes.
Nesta publicação vou abordar alguns tipos de formatos.
Antes de mais, temos de fazer a distinção entre dois grandes grupos de programas de computador que trabalham com imagens:
- Programas bitmap: A imagem de bitmap é mapeada por bits, a menor unidade de informação utilizada pelo computador. As imagens de bitmap são mais utilizadas como fotografias, imagens finalizadas e criadas em programas de pintura.
- Programas vetoriais: Ao contrário das imagens bitmap, as imagens vetoriais são criadas em softwares de desenho e são compostas por linhas, ângulos e formas geométricas predefinidas por comandos computacionais e cálculos matemáticos. Em geral, as imagens vetoriais são criadas e produzidas quando há a necessidade de aplicá-las em várias peças de tamanhos diferentes
Para além disso, as técnicas de compressão também podem ser de dois tipos:
- Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem. Tipos de compressão sem perda de dados: GIF, PNG, JPEG 2000, TIFF.
- Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. Tipos de compressão com perda de dados: BMP, JPEG, Fractal compression, Wavelet compression.
Agora já conhecidos alguns conceitos, vamos abordar, finalmente, alguns formatos de ficheiros onde guardamos a informação de uma imagem bitmap:
BMP
BMP é a abreviação de bitmap, e o seu nome adequa-se pois este formato é, no fundo, um arquivo que descreve quantos pixels a imagem tem, assim como a cor de cada um deles.
Por ser um formato muito "literal", que praticamente descreve a imagem para o computador, tem ampla compatibilidade: praticamente qualquer sistema consegue reproduzir uma imagem .bmp. O problema é que é muito pesado.
GIF
Com certeza já repararam que os GIF's têm uma caraterística diferente: eles podem ter vários quadros animados, e portanto podem funcionar como pequenos vídeos leves e repetitivos.
Este formato utiliza compressão, mas otimizada para gráficos, como logos e desenhos.
Apresenta algumas limitações, dado que apenas suporta, no máximo, 256 cores- suficiente para gráficos, mas insuficiente para vídeos e fotografias.
JPEG
É um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição.
Esta compressão consiste na eliminação de dados redundantes nos arquivos. É feita de forma que a informação retirada não prejudique a qualidade (lossless - sem perda),no entanto é possível utilizar níveis maiores de compressão que causam perdas visíveis (lossy - com perda).
PDF
O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivos desenvolvido pela Adobe Systems em 1993.
A sua função é representar textos, gráficos e imagens num formato independente de dispositivos e resoluções específicas.
Basicamente, é um formato aberto que pode ser usado em qualquer software.
No caso das imagens, é possível gerar um PDF em alta qualidade a partir de programas gráficos como o Photoshop, Gimp ou Illustrator.
PNG
A sigla .png significa "Portable Network Graphics, e, como o nome indica, ela foi criada para facilitar a troca de imagens pela internet.
Assim como o .jpg, esse formato usa compressão para reduzir o peso dos arquivos; no entanto, o tipo de compressão que o .png usa não implica tanta perda de qualidade - especialmente no caso de arquivos gráficos.
TIFF
O TIFF (Tagged Image File Format) é um formato composto por pixels criado especialmente para imagens digitais.
Controlado atualmente pela Adobe, é um dos melhores formatos de alta qualidade para trabalhar em softwares de manipulação de imagem, como o próprio Photoshop.
É, portanto, o preferido de muitos designer's gráficos que utilizam edição e impressão.
Também é indicado para transferir imagens entre diferentes plataformas, por preservar a elevada definição de cores e qualidade do arquivo.
Apresenta uma limitação- o tamanho, pois os arquivos com extensão “.tif” ou “.tiff” costumam ser mais pesados.
Com esta pesquisa aprendi mais sobre alguns dos mitos tipos de formatos de imagens. No futuro conseguirei certamente escolher o mais adequado de acordo com as minhas necessidades.
Espero que tenha sido útil também para vocês.
XOXO 💋
Links:
Comentários
Enviar um comentário