Imagem- Modelos de cor

"Uma imagem vale mais que mil palavras

Olá! Nesta publicação vou abordar um outro tipo de media, a Imagem!
O que é a imagem?
  • é a representação de pessoas ou coisas;
  • é a figura, semelhança ou aparência de algo.
Realmente, esta representação, em comparação com o texto e outros tipos de media é muito mais impactante. Daí a sua relevância em documentos, apresentações e trabalhos, tanto físicos como eletrónicos. 
Mas, quais são as caraterísticas da imagem ?

TEORIA DA COR


A cor só existe na presença de luz. É formada por vibrações eletromagnéticas que, ao encontrar um objeto, são refletidas ou absorvidas- variação da intensidade, reflexo e brilho. De facto ela não é matéria, mas sim a sensação provocada pela ação da luz nos órgãos de visão.
Para que os sistemas gráficos consigam reproduzir cor, precisam de modelos que as representem:

MODELOS DE COR


Antes de aprofundar acerca dos vários modelos, é necessário dividi-los em dois grandes grupos:

  • Aditivo: a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha (Red), verde (Green) e azul (Blue) indicam a presença da luz ou a cor branca. O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
  • Subtrativo: Pelo contrário, a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos refletidos. O modelo subtrativo explica a mistura de pinturas e tintas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e refletem outros. Assim, a cor de um objeto corresponde à luz refletida por ele e que os olhos recebem.
Agora sim, vou abordar quatro modelos: Modelo RGB; Modelo CMYK;  Modelo HSV; Modelo YUV.

MODELO RGB


  • O modelo de cores RGB é um modelo de cores aditivas no qual as luzes vermelha, verde e azul são adicionadas de várias maneiras para reproduzir uma ampla variedade de cores. O nome do modelo vem das iniciais das três cores primárias aditivas, vermelho (RED), verde (GREEN) e azul (BLUE).
  • O principal objetivo do modelo de cores é a deteção, representação e exibição de imagens em televisores e computadores- sistemas eletrónicos, embora também tenha sido usado na fotografia convencional.
  • É um modelo de cores que depende do dispositivo: dispositivos diferentes detetam ou reproduzem um dado valor RGB de forma diferente, uma vez que os elementos de cor (como fósforos ou corantes) e sua resposta aos níveis R, G e B variam de fabricante para fabricante. ou até mesmo no mesmo dispositivo ao longo do tempo.
Assim, um valor RGB não define a mesma cor nos dispositivos sem algum tipo de gerenciamento de cores.

No entanto, no sistema computacional, cada cor é traduzida numconjunto de valores numéricos, representados pelos seguintes formatos: 

- Decimal: de 0 a 1;
- Inteiro: de 0 a 255;
- Percentagem: de 0% a 100%;
- Hexadecimal: de 00 a FF.
Também pode ser representado por um cubo, cujos vértices adquirem uma cor, dominada por um valor decinal e inteiro.

Como já dito anteriormente, este modelo apresenta variadas aplicações, noemadamente na representação de imagens. Ora, as imagens digitais são constituídas por píxeis- unidade base. Ele é um quadrado, que serve de unidade elementar de bilho e cor. A resolução de imagens é o número de píxeis por poegada (quantidade de informação por unidade de comprimento). Por sua vez, quanto maior for o número de píxeis, maior é a resolução da imagem, ou seja, a sua qualidade. 


MODELO CMYK



Este modelo foi originado a partir do modelo CMY, a diferença é que neste existe a cor preta. Ao contrário do anterior, é um modelo subtrativo, descrevendo agora as cores a partir de diferentes cores primárias: magenta, ciano e amarelo

Nota: As cores primárias no modelo CMYK são as cores secundárias no modelo RGB e vice-versa

É utilizada nas impressões de papel. Esta impressão combina as 3 cores primárias e o preto, permitindo estabelecer áreas em que há inexistência de pigmentos (branco) e áreas escuras (tinta) que na superfície do objeto são refletidas ou absorvidas.


MODELO HSV





Este modelo, ao contrário dos outros referidos, é definido pelas grandezas de tonalidade, saturação e valor (luminosidade ou brilho). 
  • Tonalidade : é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (laranja, vermelho, verde,…). Esta característica permite distinguir as várias cores puras com diferente grau, visto que cada cor está situada num grau diferente.
  • Saturação : está relacionada com a luminosidade de uma cor, ou seja, se a cor é pura ou mais esbatida, suavizada. Esta característica não inclui as cores branca e preta pois esta propriedade permite distinguir cores com um brilho mais escuro das com brilho mais acinzentadas. Exprime-se com valores entre 0% a 100%.
  • Valor : pode ser a luminosidade (cor refletida) ou o brilho (cor emitida) de uma cor. Expressa-se também de 0-100%.
O modelo HSV é muito utilizado por artistas plásticos nas suas pinturas, dado que combinam as cores com elementos de brilho e saturação. De um ponto de vista artístico é mais fácil trabalhar com cores que contêm sombras e tons do que apenas com misturas de cores.

MODELO YUV


Este modelo, baseado na luminância, permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. Por estas razões, é utilizado na trasmissão de sinais de cor na televisão.

Muito obrigada!
XOXO 💋


LINKS :

Comentários