Famílias Tipográficas

 Olá!! ainda no âmbito dos "Tipod de Media- TEXTO", gostava de abordar mais um tema:

FAMÍLIAS TIPOGRÁFICAS

Com o passar dos anos, a cultura, tecnologia e o design evoluiram, e a tipografia não foi excessão. As mudanças que ocorreram podem ser analisadas pelo conjunto de fontes com caraterísticas visuais comuns, as famílias tipográficas. 

Podemos dividir as fontes em 7 famílias distintas:


1.GÓTICAS (1450)- Utilizadas nos primeiros tipos de impressões no Norte da Europa, foram utilizadas durante quase 500 anos, mas atualmente, dada a sua acomplexidade e difícil compreensão, deixaram de ser utilizadas. 


2.ROMANAS (1475)- São baseadas nas inscrições das ruínas Romanas, desenvolveram-se ao longo de 200 anos, e deram origem às de Transição. São antigas fontes com as serifas arredondadas. ROMANAS DE TRANSIÇÃO (1750)- Este estilo resulta da evolução das Romanas anteriores, e existiram graças à possibilidade de fundir tipos. São letras serifas sempre que existam haspas, e a sua principal caraterística é a junção da haste com a serifa. 



3.CURSIVAS (1500)- É uma fonte com origem na escrita caligráfica Italiana, mais próxima das fontes basedas na escrita manual. 

4.LATINAS (1775)- Por serem descendentes das Romanas, torna-se difícil a sua distinçã
o. Há um maior contraste entre as hastes, e a sua caraterística principal é a terminação bruta da haste, num ângulo reto, na junção da serifa. 


5.EGÍPCIAS (1825)
- São fontes com serifas retangulares bem evidentes, geralmente da mesma espessura das hastes. As suas letras são basedas nas inscrições egípcias, que eram esculpidas em pedra.


6.GROTESCAS (1900)- As fontes que pertencem a esta família não apresentam serifas, são também chamadas letras de bastão. 


7.FANTASIA- Incluem toas as fontes que não se enquadram nas outras famílias, que têm caraterísticas misturadas, ornamentadas ou até icónicas.   


De inúmeras fontes que existem, houve uma que me despertou especial interesse:

HELVETICA


Helvetica é sem dúvida o tipo de fonte sem-serifa mais famoso do planeta. Foi originalmente projetado pelo designer suíço Max Miedinger, em 1957.
A sua tremeda popularidade pode ser explicada pelas suas catarerísticas: é moderna, simples, versátil e confiável, assim como um suíço!


Nuvem de palavras com termos relacionados:

Espero que tenham gostado! 
XOXO💋


Comentários