Biometria

 Olá novamente !

   Como já repararam, o tema desta publicação é Biometria. Confesso que, antes de pesquisar, tinha pouco conhecimento sobre o tema. Por isso, o meu objetivo vai ser dar-vos a conhecer um pouco mais acerca deste assunto, nomeadamente sobre o que é, quais os sistemas de leitura e quais as utilizações práticas. 

O que é?

A biometria é a ciência e a tecnologia de medição e análise de dados biológicos. Refere-se a tecnologias que medem e analisam as características do corpo humano, como o ADN, impressões digitais, retinas e íris, padrões de voz, padrões faciais e medições de mão, para fins de autenticação. Daí ser utilizada largamente nos nossos dias por ser um eficiente mecanismo de segurança.

Sistemas de Leitura:

    Existem diferentes sistema de reconhecimento biométrico disponíveis, cada um tendo em conta alguma característica específica do utilizador. Como já referi, é possível analisar o timbre de voz, o formato da íris de um olho, a assinatura de um cliente e até mesmo a geometria das veias de uma mão. 
Cada ser humano possui as suas próprias particularidades:

  • Impressão digital: 
Comecemos pelo mais antigo e de menor custo, a impressão digital.
Cada ser humano possui sua própria digital, e apesar de visualmente semelhantes, cada uma possui um padrão de linhas e curvas único,  e é justamente estas diferenças que são utilizadas nos sistemas de segurança. O que o sistema faz é entender os padrões da impressão digital utilizada e criar um código único que represente estas linhas e curvas. Para isso, alguns sistemas utilizam equipamentos capazes de tirar fotos em altíssimas resoluções somente das digitais, enquanto outros contam com uma superfície super sensível, ao ponto de conseguir detetar as linhas e sulcos dos dedos, de forma individual. Ou seja, permite uma leitura livre de erros, daí a segurança deste sistema.



  • Identificação facial
A tecnologia de reconhecimento facial funciona através do mapeamento da estrutura óssea do rosto, como: as distâncias entre os olhos, nariz, boca e orelhas.
 As medições são codificadas digitalmente de modo a serem utilizadas para fins de comparação e verificação. Os dispositivos veem uma imagem ou um vídeo de uma pessoa e comparam com aquele que está no banco de dados. No momento da verificação e identificação do sujeito , ele encontra-se na frente da câmara por alguns segundos, e a imagem é comparada com aquelas que já haviam sido registadas. Os principais métodos de reconhecimento facial são: análise de recurso, a rede neural e processamento automático de rosto.


  • Identificação da íris

O reconhecimento da íris é um método de autenticação biométrica que utiliza técnicas de reconhecimento de padrões baseados em imagens de alta resolução da íris dos olhos de um indivíduo.
O que ele faz é simplesmente tirar uma foto em alta resolução da íris do usuário, analisando seu modelo visualmente e traduzindo em seguida os padrões obtidos em um código único. Este tipo de sistema tem se tornado cada vez mais comum, e alguns bancos já estudam a possibilidade em adotá-lo como medida de segurança em caixas eletrônicos e agências.



  • Reconhecimento da voz

  • Cada ser humano possui seu próprio timbre de voz, e apesar de algumas pessoas terem uma capacidade incrível de imitar a voz de outra pessoa, é praticamente impossível reproduzir com exatidão todas as nuances presentes em um mesmo timbre. 

    O que este sistema faz é justamente medir, por meio de um espectrograma, a frequência do som emitido por uma voz no eixo horizontal e vertical. A principal qualidade deste método é permitir que uma pessoa possa provar sua identidade à distância, sem a necessidade de estar frente a frente com o equipamento de reconhecimento, ao contrário do sistema de deteção dos padrões da íris por exemplo


Exemplos de utilização:
   
 Esta tecnologia, dada a sua diversidade de sistemas, é adotada em múltiplas área.
Atualmente, podemos desbloquear um telefone recorrendo ao Face ID. Mas há muitos outros usos que serão desenvolvidos nos próximos anos:
  •  controlo de acessos a locais críticos,
  •  controlo de presença para empregados, 
  • luta contra a fraude em instituições bancárias,
  •  impressão digital como meio de pagamento 
  • autenticação em call centers...
Gostei muito de me informar melhor acerca deste tema, e creio que a biometria merece mais investimento, de modo ser utilizada mais frequentemente no nosso dia-a-dia!
Espero que tenham gostado, até à próxima!!
XOXO 💋

Comentários