Cidadania Digital

 Boa tarde leitores!

     A internet está presente no nosso dia a dia, e é atualmente indispensável ao nosso estilo de vida, o que me levou a refletir acerca do relacionamento que temos com esta tecnologia, e concluí que é, de facto, uma ferramenta intrinsecamente ligada à nossa sociedade. Por isso, a sua evolução representa um grande marco na História, sendo que a forma como a usamos gera sempre benefícios e também alguns desafios. Assim, hoje trago-vos um texto crítico acerca do nosso comportamento online, e portanto, da cidadania digital, abordando vários temas que considero importantes.



O primeiro aspeto importante no que toca a este assunto é o cumprimento da etiqueta digital. E do que se trata? Ela aparece quando compartilhamos, produzimos, gostamos ou comentamos conteúdos autêncticos e com educação. Envolve um conjunto de regras que promovem a qualidade e eficácia da comunicação através destes meios. Entre elas, destaco:



Não interferir com o trabalho dos outros;
Não bisbilhotar os ficheiros dos outros;
Não usar o computador para roubar, etc



Há que reconhecer que a evolução da tecnologia trouxe enormes benefícios ao ramo da transmição de informação. A comunicação digital veio para facilitar as interações entre pessoas de todo o mundo, estejam elas perto, ou longe, num curto espaço de tempo, e através de meios mais ou menos acessíveis.Por meio de aplicativos de mensagens, redes sociais e fóruns, por exemplo, podemos comunicar entre usuários de ambientes virtuais.

No entanto, para tornar esta isto possível, os usuários tiveram de investir numa boa literacia digital. Ou seja, sofreram um processo de aprendizagem e ensino, relativo às propriedades e modo de uso dos meios tecnológicos. Sem ele, estes recursos não nos serviriam de nada.


Como já referi, grande parte das pessoas tem acesso aos meios tecnológicos. Mas vou reforçar, é muito importante garantir o acesso digital e as mesmas oportunidades de participação em eventos online a toda a população.


Para além de comunicar, através do computador é-nos possível comprar e vender bens e serviços, nomeadamente roupa, comida, e aplicações. Este mercado está em constante expansão, e considero o comércio digital um dos maiores benefícios que a tecnologia nos prporciona.


Ora, assim como temos de obedecer a um conjunto de regras no nosso dia a dia, de modo a promover a coexistência dos cidadãos, também devemos ter em conta a lei digital. Corresponde a uma legislação específica que rege as ações permitidas e aponta atos proibidos no universo digital.


Para além disso é necessário que cada um de nós saiba os seus direitos e aja com responsabilidade nas diversas plataformas a que temos acesso.


Só assim podemos promover um ambiente saudável e de bem-estar, em que todos os utilizadores se sintam à vontade e sem estar sujeitos a qualquer incómodo ou preconceito que possa surgir a apartir de utilizadores irresponsáveis.

Se todos agirmos com precaução, podemos tronar este ambiente seguro. É muito importante protegermos os nossos dados, impedindo eventos fraudulentos. Uma das alternativas mais comuns é a instalação de softwares antivírus e outros mecanismos de segurança.


Comentários

  1. Uau! Este post demonstra a importância da imigração do povo oriental para Portugal!
    Muito bem 貂!
    Beijinhos,Pai

    ResponderEliminar

Enviar um comentário